Projeto do monotrilho de Manaus teve um aumento de 19% no valor das obras
Obras da Copa de 2014 estão R$ 2 bi mais caras do que previsão inicial, diz jornal
Do UOL EsporteEm São Paulo
MUDANÇAS NO VALOR DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA DA COPA-2014
Cidade | Valor Inicial | Valor Final |
Rio de Janeiro (RJ) | R$ 1,6 bilhão | R$ 1,9 bilhão |
Manaus (AM) | R$ 1,3 bilhão | R$ 1,6 bilhão |
Recife (PE) | R$ 99 milhões | R$ 182,6 milhões |
Belo Horizonte (MG) | R$ 51,2 milhões | R$ 135,3 milhões |
Porto Alegre (RS) | R$ 24 milhões | R$ 40,8 milhões |
Porém, a cidade de Cuiabá não é a única a apresentar aumento em seus gastos com obras de mobilidade urbana. Belo Horizonte, Recife, Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre seguiram na mesma linha (veja o quadro ao lado).
A exceção é a cidade de São Paulo, que reduziu a previsão de custos com a obra do monotrilho. O orçamento caiu de R$2,8 bilhões para R$1,8 bilhão. Enquanto isso, Fortaleza não mudou o planejamento inicial e Brasília apresentou uma pequena elevação (4,48%).
Porém, a situação de São Paulo se inverte em relação aos custos com as obras na construção de estádios, já que a capital paulista optou por não reformar o Morumbi, o que custaria R$ 240 milhões, e optou pela construção do Itaquerão, que deve sair por R$ 820 milhões.
Obras para a Copa de 2014
Foto 1 de 205 - Projeto do monotrilho de Manaus Divulgação
A reforma do Beira-Rio, estádio do Internacional, em Porto Alegre (RS), dobrou, passando de R$ 130 milhões para R$ 290 milhões. Enquanto isso, o valor final do Mané Garrincha, em Brasília (DF), ainda é um mistério, já que alguns itens, como gramado, catracas e traves, serão licitados depois de concluídas as obras.
Em resposta ao jornal paulista, o Ministério das Cidades afirmou que “está em andamento a revisão da matriz de responsabilidades” dos projetos.
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